Para as pessoas que se cadastraram no Auxílio Emergencial do Governo Federal e não conseguem saber qual o status atual de sua solicitação, uma nova ferramenta disponibilizada permitirá obter informações com mais certeza.

A Dataprev e o Ministério da Cidadania lançaram nesta terça-feira (5), um site que permite a consulta da situação do Auxílio Emergencial, em portal.dataprev.gov.br. Esta mesma consulta também pode ser feita em  cidadania.gov.br/consultaauxilio e consultaauxilio.dataprev.gov.br.

A pesquisa está disponível para os CPFs dos que solicitaram o benefício. O objetivo é o de dar uma maior transparência ao procedimento de análise, processamento, homologação e pagamento do benefício. Havia uma reclamação de muitos cidadãos que o sistema da Caixa era difícil de interpretar, e impedia que o requerente tivesse conhecimento de como estava a situação de seu pedido.

A nova plataforma, que serve apenas para o acompanhamento da requisição já feita no site da Caixa, informa todos os passos do requerimento, e permite acompanhar o detalhamento dos pedidos, como saber qual o resultado, as datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício. Também é possível conferir a análise da segunda solicitação.

Para que o requerente acompanhe os passos de seu benefício, deve apenas preencher os seguintes dados: CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Em seguida, deve ficar atento às informações que serão demonstradas. Qualquer item que tiver um símbolo vermelho ao lado significa que foi considerado inválido, de forma que, provavelmente, o benefício será negado.